terça-feira, 10 de julho de 2007

O Outubro que abalou o mundo...

Há pelo menos quatro anos em nossas mãos, conseguimos, enfim, fazer a leitura do livro "10 dias que abalaram o mundo", de John Reed. Devia ter lido antes! As reflexões provocadas pela obra me convenceram, definitivamente, que estamos, sim, vivendo ainda na pré-história humana! A saga contada, por dentro dos acontecimentos de outubro de 1917, mostra-nos, brilhantemente, como um povo saindo da "idade média" em pleno século XX, construiu um caminho diferente, apontou-nos um outro projeto histórico, uma outra via que não a do capitalismo e suas crises intermináveis! As páginas, sob os nossos olhos, trouxe-nos, como numa máquina do tempo, imagens vigorosas e, ao mesmo tempo, emocionantes do grande feito bolchevique; o percurso feito pelo povo russo até a eclosão da revolução, de outubro para eles, de novembro para nós, é contada com tanto realismo que nos vemos dentro dos acontecimentos, quase ouvimos in loco os discursos inflamados, sentimos o cheiro de pólvora e participamos intensamente das escaramuças!
.
A história contada com precisão de detalhes é estimulante e esclarecedora. Prefaciada por Lenin que a elogia: "é uma obra que eu gostaria de ver publicada aos milhões de exemplares e traduzida para todas as línguas, pois traça um quadro exato e extraordinariamente vivo dos acontecimentos que tão grande importância tiveram da Revolução Proletária." A pergunta que fica martelando durante a leitura é: como foi possível a execução de tal plano, e mais, como manter o poder após a derrubada do governo provisório já que as divergências eram enormes? Sabemos que a revolução se materializa e que manteve, pelo menos o caráter, até que mudanças no intestino da Rússia a trouxe de volta para a pré-história humana, para o mundo em que o projeto social se chama capitalismo e com ele todas as suas atrocidades. Por que, depois de ter dado esse passo gigantesco, a URSS se desmoronou?
.
Essa resposta não há no livro e nem poderia! Mas entendemos que é uma obra que deve ser lida por todos aqueles que ainda acreditam que é possível outro projeto histórico, outra alternativa que vá para além dessa bárbarie em que vivemos, onde vamos nos fragmentando, escondendo-nos atrás de cercas elétricas e carros blindados, na selva que transformamos a vida no planeta, elevando ao infinito o individualismo, onde na tragédia humana em que estamos imersos, a disputa é de todos contra todos numa luta interminável pelo alto do pódio que não premia ninguém, mas sim a nossa desumanidade! Na realidade, o livro trouxe para mim uma certeza que andava meio combalida, pelas incomensuráveis derrotas que temos vivenciado! Parece estranho, quiçá ingênuo, afirmar, diriam alguns, mas nunca tive tanta certeza de que a Revolução virá, é inconcebível termos a capacidade de transformar a natureza e, colocando-a sob a nossa regência, criar tudo o que criamos, pararmos justamente no modo de produção capitalista, a mais pobre e miserável das nossas criações...

Um comentário:

Lauro Xavier Neto disse...

escrevi um coment�rio e perdi tudo... deixa pr� l�... ainda n�o consegui ler os 10 dias, preciso da chave da leitura (t� esperando o DVD!!!). Assista "Baixio das Bestas" - um chute nos ovos da burguesia... abra�o e nunca desista!!!