segunda-feira, 16 de julho de 2007

"Tragédia Argentina" em Maracaibo!

Futebol tem suas místicas para torná-lo empolgante e fazer de cada um de nós técnicos! Usando uma frase feita, diria que ele não é uma "ciência exata e que tem razões que a própria razão desconhece"! Todo mundo sabe, pensando de forma racional, que a Argentina era a melhor "seleção" das que jogaram essa Copa América, mostrando um futebol vistoso, elegante e envolvente, contudo, qual a razão da apresentação tão medonha contra o Brasil, a "seleção" que estava entre as que jogaram o futebol mais insulso da competição?
.
Um torcedor argentino me perguntou qual era o palpite para a final e quem ganharia essa copa; primeiro, provocando-o, falei que não havia países na disputa, o que teríamos eram patrocinadores, bancando jogadores e equipes. O Brasil com a Ambev, Vivo e Nike e a Argentina com a Coca-Cola e a Adidas! Ainda na base da provocação, disse-lhe que caso não tremesse, como vinha ocorrendo nos "últimos confrontos", a Argentina seria a vencedora, contra quem quer que fosse o adversário! O que não imaginei, em nenhum momento, foi que jogando aquele futebol estilo Dunga o Brasil chegasse à final e muito menos vencesse! Por estranha e inexplicável ironia a Argentina tremeu e, o que é pior, tornou-se freguesa do "professor" Dunga, e tem mais um agravante, só perde de goleada!
.
O triste da história é que como a "seleção" brasileira ganhou, foi a campeã, temos o modelo vencedor! Voltamos à era Dunga! Escapamos daquelas abobrinhas do Zagallo e caímos nas frases feitas do nosso "treinador"! Imagina se fosse o tal do "velho" Lobo, ouviríamos, com certeza, que o jogador que fez o lançamento do segundo gol e que fez o terceiro, que liquidou a fatura, tinha a camisa 13! Ufa, ainda bem que nos livramos daquelas imbecilidades! Mas fico me perguntando o que nos espera depois da "tragédia argentina"? Teremos, muito provavelmente, um retorno àquelas bobagens tão comuns em vitórias! Nosso meio de campo sem nenhum talento para a criação antes, porque cheio de volantes, agora um modelo a ser seguido, afinal, somos campeões; Júlio Baptista é um jogador que não pode estar fora de qualquer seleção, dirá o "professor". A "tragédia argentina", além de evocar aquele futebol que vimos em 1994, alimenta no imaginário popular que quem joga diferente do modelo "globalizado", perde! Quem não se lembra que o Internacional ao vencer o Barcelona achou que seu time era realmente o melhor? Todos sabíamos que quem tinha vencido não fora o melhor, mas a lógica formal diz que contra fatos não há argumentos! Com dedicatória do "nosso" técnico, oferecendo o título às crianças de todos os continentes e mais aquelas camisas azuis alusivas à copa do mundo de 2014, percebemos que mais uma vez Ricardo Teixeira está certo, é um dirigente íntegro e tem tato para o negócio, errados estão todos aqueles que acreditaram que havia muita falcatrua no contrato CBF X NIKE, que o resultado da CPI deveria ser levado em consideração, mas isso não é tão importante, o importante é que somos campeões das Américas...

Um comentário:

Lusimary disse...

Ainda sobre Ricardo Teixeira, que foi reeleito presidente da CBF até 2012. Mas, se o Brasil for escolhido para sede da copa de 2014, ficará na presidência até 2015!!!! Prepare-se! Ainda teremos muitos bons negócios advindos da administração de tão notável gestor!