quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Para terminar...


É preciso que se diga alguma coisa sobre o ano que está acabando, não é mesmo? Afinal, não seria de bom-tom fechá-lo sem ao menos enviar um "cartão de boas-festas" para os conhecidos mais diletos! Neste momento, milhares de milhões estão se preparando para o grand finale: a queima de fogos mágica que anuncia um ano novo! Que ele não seja pretérito, seja GERUNDIO! Já estamos em contagem regressiva para o fim de 2009 que, como todos os outros, teve de tudo um pouco neste Brasil de Brasília! Estamos em balanço. Agradecendo pelas realizações, revendo planos, esquecendo, ou renovando, os que ficaram pelo caminho. Daqui a pouco, algumas pessoas estarão se perguntando: "com que roupa que eu vou?" De branco como manda a tradição ou com a cor dos meus desejos? Estaremos nos perguntando: quais os sonhos devem ser sonhados?! Qual a melhor "simpatia" para a ocasião? Qual deve ser a cor da peça íntima para que tenhamos sorte no amor? Uma coisa é certa: temos que acreditar que será diferente, porque se assim não for, para que sonhar um sonho?! Mais uma maratona  estará começando com as badaladas que anunciam a meia-noite! Como esse é um "cartão de boas-festas", ele terá o tamanho infinito da sensibilidade de Justina Sponchiado, uma amiga muito querida, que traduziu a beleza da fraternidade com o poema Saber Viver de Cora Coralina:                        
Não sei... Se a vida é curta


Ou longa demais pra nós,



Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre

Olhar que acaricia,

Desejo que sacia,

Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar.


Pessoas, espero que o "fim do túnel sejam nossos olhos brilhando"...

4 comentários:

Lusimary disse...

Eu também espero que os olhos brilhem!!! Feliz ano novo! Muito lindo o poema de Cora Coralina, ah se a vida pudesse e nós pudessemos ser assim!!
Beijos

Manoel Gomes disse...

Será que não podemos? Não somos nós que fazemos a vida? Ou a humanidade não tem mais nenhuma chance? O Poeta Russo se enganou?

Lusimary disse...

Na verdade, na verdade, Gonzaguinha disse:Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser,
Mas, tem razão, temos chance, sim!
Eu acredito e faço o possível para que isso aconteça. Muito prazer, meu nome é Poliana! rsrtsrs

Manoel Gomes disse...

O primeiro poeta(Gonzaguinha) disse que "somos nós que fazemos a vida", entendo que os outros "atributos" estendem a idéia de que é o "povo" quem fará isso "como der, ou puder, ou quiser"! Lógico dentro das possibilidades que se apresentam, mas não no espírito de Poliana,afinal, como bom cientista social, Gonguinha dirigia sua mensagem numa certa direção; o segundo poeta(Renato Russo)afirma "que ainda temos chances", complementando o que disse primeiro; é claro que as chances para a emancipação humana estão longe dessa vil e abjeta formação social chamada capitalista...