quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Re"cortes" na TV...

Ninguém há de negar que a televisão é um veículo fascinante, aquela luz azul hipnotiza completamente as pessoas! Talvez quem melhor utilize o poder dessa máquina de fazer tolos seja a "vênus platinada", não tenham dúvidas! Neste momento temos que "inocentar" o veículo e culpabilizar, pela pobreza da programação, os que estão no seu leme! Sabemos que a televisão não é um ente metafísico que está pairando sobre as nossas cabeças, sem controle "remoto"! Muito pelo contrário! Essa "caixa colorida" quando eivada de parcialidade, coisa muito comum, basta dar uma olhada rápida nos noticiários dos "Bonners e Fátimas", tende a apoiar coisas abomináveis, quem ainda não assistiu ao documentário "A revolução não será televisionada" deve fazê-lo imediatamente, sob pena de continuar acreditando que há imparcialidade nas ações das grandes corporações midiáticas! Não, não estou falando de nenhuma "teoria da conspiração", mas de fatos que se efetivaram, por incrível que pareça, neste século. Estou-me referindo a um Golpe de Estado orquestrado pela mídia contra Hugo Chávez, tendo à frente a "inocente" RCTV!
.
Por outro, todos sabemos que um canal de televisão é uma concessão pública que deve estar a serviço do público, sei que parece redundante, mas o que vemos não é isso e sim uma privatização espúria, uma transformação daquilo que pertence ao povo em propriedade privada, e ainda aparece o discurso querendo nos convencer que tudo aquilo é oferecido de graça. Quem já esqueceu daquelas chamadas das TVs abertas sobre assunto?! Uma concessão deveria estar a serviço da educação, da ampliação do conhecimento, de uma programação que respeitasse o caráter plural do país! O perfil do cidadão comum é o da novela das 8:00! Isso é tão imoral que o âncora do jornal da TV dos Marinhos comparou-nos com Holmer, para quem não sabe, é aquele pai idiota da animação "The Simpsons"!
.
Digo tudo isso, mas não nego o quão é poderosa a "máquina da tela azul", e isso é tão intenso que é bem capaz de os brasileiros não ficarem magoados, aborrecidos, apenas porque o William Bonner os chamou de idiota no horário nobre! Nada, somos idiotas mesmos, afinal todos assistimos novelas, BBB e outras excrescências, mesmo sabendo o final! Contudo, ainda há vida pensante na TV. Existem alternativas que estimulam a criatividade e os neurônios ficam agradecidos pelo exercício! Existe um programa na TVE do Rio de Janeiro que mostra que ainda é possível ver coisas de qualidade para além da alienação brutal a que somos submetidos, cotidianamente, que sequer contestamos quando somos chamados de imbecis em rede nacional! Estou-me referindo ao programa apresentado pelo Michel Melamed, o "Re(corte) Cultural"! Não deixa de ser uma provocação diária, um exercício para nossa inteligência! Somos desequilibrados o tempo inteiro! São "cortes" que nos provocam a buscar a totalidade do que está sendo apresentado! Foi lá que descobri um artista plástico fantástico chamado Siron Franco, o que foi muito interessante no sentido de ampliar minha gama de conhecimentos, abrindo portas ao invés de me encastelar em torres de mediocridade, como acontece comumente! Vale muito à pena! Todas as vezes que posso assistir, digo para mim mesmo: não é a televisão que nos entorpece, que nos aliena! Ela não é uma força supra-humana! Somos nós que a tornamos o que ela é, neste caso, o Re(corte) Cultural mostra que é possível inteligência na TV...

3 comentários:

Rosenilton disse...

Prof, qual o canal e horário q passa aqui em salvador?

Manoel Gomes disse...

Menino Ró, que bom ve-lo de volta, passou por aqui um "anônimo",rs,rs. Olha, pensei que passava na tv educativa daí, já que ela retransmite muitos programas da tv cultura e TVE,caso não ocorra só via antena parabólica...um beijo!

Anônimo disse...

Grande e pequeno manoel gomes, claro mestre (doutor) agora o que nos resta são palavras escritas e faladas em salas de aulas.