domingo, 3 de fevereiro de 2008

Magro Rei...

Carnaval está para o Brasil assim como as touradas estão para a Espanha, não tem jeito: tudo pára para ver os touros e o carnaval passar. Sinceramente, falar da folia nos remete quase que imediatamente ao dono da festa. Sim, é dele mesmo que estou falando, o próprio! Aquele gordinho bonachão que gerencia toda a alegria no período carnavalesco: Rei Momo I e único! Na realidade, temos uma grande metáfora materializada naquele que representa o que vem a ser o carnaval: fartura e grandiosidade! E a gordura do rei representa essa apologia.
.
Salvador, a capital da Bahia, resolveu "inovar", já que antes dela o Rio de Janeiro também tinha resolvido, a partir do decreto do prefeito César Maia, não tornar obrigatória a gordura do rei! Salvador "elegeu" um rei magro e preto para a folia de 2008! Que grande tolice! Uma grandissíssima bobagem! Não deixa de ser uma atitude politicamente correta! O rei Momo é preto, o que parece óbvio, afinal, estamos na cidade mais preta do Brasil! E além disso: é magro! Sua majestade Clarindo Silva de Jesus! O que não deixa de ser uma grande ironia, afinal, a festa é do capeta!
.
Todos sabem que o discurso da saúde vem se impondo de forma avassaladora! É a ditadura da estética! Para ser saudável tem que ser magro! Ser gordo numa sociedade que gordura é doença, torna o gordinho um marginal, uma excrescência para o padrão! Quem é obeso não é saudável! O que na verdasde não deixa de ser uma grande falácia, já que os apologistas da magreza confundem saúde com condicionamento físico! Todo mundo tem que fazer alguma atividade física se quiser viver mais, ter uma melhor qualidade de vida! Este é outro conceito falacioso! Hoje a pergunta invariável é: "está se cuidando?" Que no frigir dos ovos se traduz por: "está fazendo alguma atividade física?" Ser saudável é fazer parte dos "suados" da vida! Pois é, essa ditadura da magreza, do saudável a qualquer custo, tirou o reinado do rei! Momo I e único, por ser gordo, foi "destronado"! É mais um entre aqueles que não se cuidam, e como está acima do peso ideal, é um "doente"! Que contra-senso, não? O rei não está nu, está obeso! Abaixo o rei gordo! O rei do carnaval, a partir de agora, é magro...

Nenhum comentário: