quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Tropa de Elite...

No meu tempo de menino, quando uma coisa estava "bombando", dizíamos que era a "coqueluche" do momento! Nós, brasileiros, somos um povo que costuma rir de si mesmo, rir das suas próprias mazelas! A "coqueluche" do momento é o filme "Tropa de Elite", inspirado no livro Elite da Tropa, do antropólogo Luiz Eduardo Soares e os ex-capitães do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel. Na realidade, com uma popularidade sem precedentes, é o primeiro filme em que a tão odiada pirataria transformou em sucesso, muito antes do seu lançamento! Podemos dizer que já é um fenômeno e, por isso, tem provocado todo tipo de reação, que vai desde a ovação até a desqualificação mais "cinzenta"! Uma psicanalista, do alto da sua sapiência, disse que o filme é uma droga! Marcelo Janot, DJ e crítico de cinema, entende que entorpece e não permite que o espectador reflita, um outro crítico, Ricardo Cota, fala em ambiguidade do discurso. O que se percebe é que devido ao impacto que as imagens vêm causando, cada um de per si saiu, a partir dos seus referenciais, à cata dos seus próprios "fantasmas", tentando mostrar o quanto o filme pode ser, ou é, e isso não vem ao caso agora, fascista pela sua estética, pelo seu discurso, pela sua mensagem e estereótipos. O filme é mesmo uma droga como afirma a psicanalista Dinara Guimarães? Não abre possibilidade para que as pessoas reflitam, por isso mesmo, bestifica e embriaga mostrando uma violência obtusa? Realmente entorpece como nos quer fazer crer o Marcelo Janot ou traz um discurso ambíguo como salienta Ricardo Cota?
.
Permitam-me uma pequena digressão, antes de me aventurar a responder a esses "ilustres interlocutores". Mudemos o foco. Vamos passear pelo "surrealismo"! Imaginemos que está em evidência um filme que se passa num país longínquo. O título do filme é: "O senhor do senado". Não posso deixar de dizer que como obra de ficção, há um exagero em alguns fatos, coisa que a obra de arte nos permite! Mas repetimos, tudo não passa da mais pura ficção! O senhor do senado conta a história de um político, nada brilhante, mas muito astucioso que a partir de conchavos consegue chegar à presidência do senado! Com essa tática o malandro chega ao topo da carreira política! Mas esse senador medíocre, não contente com o poder alcançado, resolve fazer o que muitos outros senadores fazem, mas, geralmente, não são descobertos, tem uma relação extra-conjugal e, infelizmente para ele, o caso se torna público "abalando" a república! Nesta película baseada em Salvador Dali, "sugere" a um amigo lobista que pague a pensão de uma filha, resultado do "caso do senador". É claro que o pagamento é feito com o dinheiro da venda de gado do finório político, embora ninguém acredite nisso, nem ele mesmo! Este escândalo, somado aos outros, paraliza quase que por completo o senado. Mas o velho e ladino senador, escapa ileso! Outros escândalos vêm, como usar laranjas para comprar meios de comunicação em seu estado natal, contudo, por seu poder inabalável, um só homem, eu disse, um só homem consegue além de permanecer no cargo, manter toda uma casa legislativa parada! Quando parecia que já tinha acontecido tudo, a musa jornalista do velho cacique, para ganhar uns trocados, mostra a xereca em revista masculina causando o maior frisson entre seus pares, todos queriam ver o que só o presidente viu! Antes de continuar, gostaria de reafirmar que tudo o que foi dito, sobre o filme O senhor do senado, não passa de ficção e está sendo usado apenas para um melhor entendimento do universo ficcional do filme Tropa de Elite!
.
Um alto dirigente da força policial da cidade do Rio de Janeiro disse, em cadeia nacional, que é comum a extorsão na atividade policial! Neste caso, já não estamos falando de ficção, essa é a dura realidade, a instituição militar, minada por suas próprias contradições, esfacelou-se, apodreceu por dentro. Policiais mal pagos, risco de vida contínuo e cotidiano e perspectivas de mudanças igual a zero, fazem dos policiais presa fácil para todo tipo de falcatrua! A Corregedoria da Polícia Militar do Rio realizou operação e prendeu 47 policiais acusados de envolvimento com o tráfico de drogas, formação de quadrilha e de corrupção. Não, meus amigos, não estamos falando de ficção, essa é a mais dura realidade! O filme Tropa de Elite navega neste universo, mas o mais espantoso é que se aproxima demasiadamente daquela máxima que diz: a vida imita a arte! Retomemos a conversa com os nossos "ilustres interlocutores"! Percebemos que seus argumentos estão carregados de preconceitos! Quando dizem que o espectador não consegue refletir devido à lógica do filme, se consideram acima da média já que eles, sim, são capazes de perceber todas as nuances que os pobres mortais do lado de cá, não! Pretensiosos, poderíamos chamá-los, por acreditarem que só eles são capazes de decodificar os signos e metáforas que o filme apresenta, enquanto a grande maioria serão bestificados pela violência obtusa! Segundo suas palavras, o cidadão comum pode ser levado a achar que todo universitário de classe média-alta é maconheiro e que faz trabalho comunitário única e exclusivamente para se associar ao tráfico! Teria uma obra de ficção tamanha força sobre as consciências? Quem já esqueceu quem incorpora aqueles personagens violentos no final de Laranja Mecânica de Stanley Kubrick? Pois é, a polícia os absorve! Sabemos que grandes parcelas da população não têm acesso às salas de cinemas, elas são caríssimas, e muitos sequer têm "DVD" ou qualquer outro meio que lhes permitam assistir ao filme! Marcelo Janot afirma que "depois de Tropa de Elite, qualquer pessoa do bem que trabalhe em ONGs em favelas passará a ser vista com desconfiança", já a psicanalista Dinara Guimarães sentencia: "Tropa de Elite é uma droga: bestifica e embriaga de uma violência obtusa." Não estariam esses "iluminados" encharcados de uma lógica aristotélica?
Tropa de Elite mostra com tintas fortes o colapso de uma instituição chamada polícia, que tem dentro de suas vísceras uma unidade como o BOPE. Sim, o BOPE é uma unidade fascista, nascido das entranhas da sociedade em que estamos vivendo e que ninguém consegue explicar, estamos todos assombrados! Afirmar que o filme estimula esse sentimento é acreditar que é possível acabar com fenômeno como esse apenas com o desejo, pois usando a lógica formal dos nossos "iluminados", filmes como Tropa de Elite são capazes de fazer as pessoas mudarem de atitude, mudarem suas consciências. Espero, ainda dentro da lógica anunciada por Marcelo Janot, Ricardo Cota e Dinara Guimarães, que o Presidente do senado Renan Calheiros não assista ao filme "O senhor do senado", que apresentamos linhas atrás, pois dessa forma seria contaminado pelo personagem principal e sairia por aí comendo as Monicas Veloso da vida etc. O único fato lamentável é que muito provavelmente Tropa de Elite vire série Global sublimando dessa forma toda a sua virulência, todo seu impacto...

2 comentários:

wager matias disse...

Diga mestre.
Levei este filme(pirata) para sala de aula pois, possui diversos elementos para debate inclusive a pirataria. A forma que ele desenvolve é interessante pq prende atenção dos adolescentes e permitem também estes associar a ficção ao cotidiano. O foco do trabalho foi a honestidade/corrupção e ele junto com a reflexão do esporte que fizemos possibilitou momentos muito rico. É claro que o filme tem suas lacunas pois, está dentro do sistema mas, deixou boas reflexões. Abraço.

Anônimo disse...

o Homem é ser complexo e cheio de dicotomia. Quando li" Brasil nunca mais" fiquei indiquinado com a tortura, falava que fez tortura teria que ir para pena de morte.

Depois de anos assitindo ao filme tropa de elite, onde a tortura é danalizada, acabei vidrando com o capitão nascimento e sue metodOs democraticos.

o pior assistir o filme pirata (iqual a você Manoel gomes)e depois reclamo da corrupção.
ass. juliano (logan)