sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ciência x Religião...

Shakespeare tinha razão: "existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia". Em não sendo assim, como explicar certas coisas que nos acontecem e não conseguimos dizer qual o motivo? Sei que tem sido recorrente falar do acidente vascular cerebral. Isso tem me causado alguns "transtornos"! Tenho uma amiga que basta apenas insinuar que ela corta a conversa, não quer ouvir falar, embora seja enfermeira! Mas como fui eu o "contemplado" com o personagem principal desse drama "shakespeareano", é difícil fugir das lembranças, e elas vêm quase sem querer, poderia até dizer que é um ato falho! A compreensão da questão me diz que por ser materialista, a intensidade com que me reporto ao AVCH tem uma relação direta com algo não resolvido! Vivemos em um mundo dividido em dois "blocos" bem definidos, neste sentido, as explicações ou são científicas ou religiosas! Quando se deseja que as pessoas acreditem naquilo que está sendo dito, basta dizer que é científico e pronto! Por outro lado, quando não se pode ter os instrumento da ciência, a religião entra em cena e explica a partir da sua lógica: "foi Deus quem quis assim". Outras tonalidades ficam obstruídas! São essas as convergências mais comuns nestes anos de século XXI. Quiçá pudéssemos sinalizar para uma "terceira via", colocando os agnósticos no debate, se é que posso fazer essa afirmação, mas da forma como estabelecemos as relações, ficamos meio que neste "beco sem saídas" !
.
Tudo isso porque conversava informalmente com um professor e, nem era tema da conversa, inopinadamente, terminamos chegando ao AVCH. Fora assunto de debate em sala, dissera. Na discussão, alguns estudantes argumentaram sobre as possíveis seqüelas e quase sem querer, fui citado, por uma questão muito óbvia: o acidente vascular cerebral hemorrágico não tinha deixado nenhuma seqüela, pelo menos "aparentemente", em mim! O fato é que, por mais que tente, sempre fico meio sem graça quando o assunto é ter passado incólume pelo AVCH, sim, porque as explicações caminham ou para a mais pura racionalidade, e aí a ciência vai explicar as causas e razões de ter sido o "escolhido" e porque consegui sobreviver entre os quinze milhões de casos que a estatística anuncia a cada ano no mundo! Já disse aqui, desses, cinco milhões morrem, outros cinco sofrem danos, às vezes, irreversíveis e o restante escapa ileso! Estar entre os que escaparam, sem seqüela alguma, leva as pessoas a entender como um milagre, aí deixamos de lado os parâmetros científicos e entramos no terreno metafísico!
.
Na realidade, houve elementos que permitiram todas as conclusões possíveis! A ciência não conseguiu afirmar com todas as letras a razão da cura, porque algumas coisas não se encaixavam, isso deixou "brechas" para outras interpretações devido à gravidade da situação! Quem me conhece sabe o que penso sobre essas coisas, embora fosse mais convicto antes de ter passado pelo que passei e não serei cínico agora que posso digitar essas linhas, longe do que sofri, e dizer peremptoriamente que fui salvo por isso ou por aquilo, porém tem uma coisa que até hoje não consegui explicar, a ciência explica: ter ficado por seis dias na mais completa escuridão para mim, mas para os outros, não! Soube depois que era um falante, conversava com as pessoas, queria saber o que tinha havido comigo! A realidade nua e crua era que eu estava em "lugar nenhum" e não sabia disso! Nada sentia, nada ouvia. O que explica isso? A ciência diz que como a dor é/era insuportável, há um bloqueio, o cérebro manda um "comando" e "desligamos". Na realidade, o bloqueio é tão grande que não percebemos nem a vida! Essas coisas todas "vividas" alteraram, substancialmente, a minha percepção da morte! Há momentos que me pergunto onde estava a minha consciência naqueles dias e fico tentando entender qual a relação daquilo tudo com a minha existência. Há duas direções para o raciocínio. Neste momento, voltamos à questão do shakespeare, posta lá no início: não é possível encontrar todas as respostas para as perguntas que a vida vai nos formulando, temos que nos contentar com algumas lacunas, embora isso nos provoque uma angústia incomensurável...

3 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente não sei se um dia a ciencia terá explicação para esse fato. O que acho de importante é saber que tudo isso aconteceu, que vc escapou ileso e que eu estava contigo em todos os momentos.
Te amo pretinho...

Anônimo disse...

Sinceramente não sei se um dia a ciencia terá explicação para esse fato. O que acho de importante é saber que tudo isso aconteceu, que vc escapou ileso e que eu estava contigo em todos os momentos.
Te amo pretinho...

Anônimo disse...

Sinceramente não sei se um dia a ciencia terá explicação para esse fato. O que acho de importante é saber que tudo isso aconteceu, que vc escapou ileso e que eu estava contigo em todos os momentos.
Te amo pretinho...