domingo, 14 de outubro de 2007

"trabalhador" voluntário...

Vivemos imersos em incomensuráveis contrastes. Temos abundância de um lado e ali bem perto a mais dura escassez. Basta um breve passear de olhos sobre o modo de produção que "guia" as nossas vidas e perceberemos que suas contradições só se avolumam! Estamos sob a égide da exploração do trabalho, isso quer dizer que temos que nos "prostituir" para sobreviver, ou seja, temos que vender nossa força de trabalho, logo, nossos corpos, para ganhar o dinheiro nosso de cada dia que nos garantirá a compra das coisas que precisamos e também daquelas que não precisamos! Afinal, neste projeto histórico, para sua continuidade, faz-se necessário o lucro para reprodução do capital, sem isso, é óbvio, a empresa capitalista quebra! Até aqui, nada de novo foi dito, apenas o que todos já sabem! Contudo, o mais assombroso é que sabendo de tudo isso, ainda aparecem alguns sujeitos, cheios de boas intenções, propondo ações voluntárias, trabalho gratuito! Mexem com a sensibilidade dos outros para que trabalhem de graça, usando como argumento a solidariedade, o que convenhamos é de um cinismo sem par! Ora, bolas, dirão alguns, mas que sujeito mais insensível! Por que não podemos ajudar às pessoas em momentos que não estamos fazendo nada? Podemos chamar a essa atitude de Ingenuidade? Ser voluntário não é ser altruísta? Ser assim não seria uma negação do individualismo tão ao gosto do capitalismo? Na verdade, é aí que está o grande engodo que induz as pessoas a trabalhar de graça com o manto do altruísmo, mas que na verdade não passa de exploração muito bem disfarçada!
.
Quase sempre, nestas situações, entram em cena as ONG's (organizações não-governamentais) para atrair àqueles que querem ser voluntários, mas não sabem qual é o caminho. Tais organizações "fazem" aquilo que o Estado e suas políticas públicas deveriam fazer, mas não fazem! Elas focam os problemas mais imediatos; ações do tipo: ensinar donas de casa a ganhar um dinheirinho extra bordando para exportação; auxiliando pescadores a construir uma cooperativa, ajudando a molecada a sair das drogas e buscar uma ocupação; preparando futuros craques nas periferias das grandes e pequenas cidades e por aí afora! É um pequeno curativo em uma ferida de grandes dimensões! As ONG's fazem a diferença, são uma alternativa para solucionar problemas dentro das comunidades! Temos um caso muito conhecido, o Jornal O Globo deu destaque para o fato, o de Bruna, 20 anos, carioca. Ela criou uma ONG em numa comunidade do Rio, para ajudar às pessoas a aprender alguns ofícios, mostrando que as possibilidade existem, basta que as pessoas estejam predispostas a se doarem. A ONG da Bruna não tem um funcionário sequer, todo mundo trabalha de GRAÇA! Todos os "FUNCIONÁRIOS" são voluntários! Tirando a boa vontade e os ganhos para aqueles que conseguem aprender algo e, quiçá, se insiram no mercado de trabalho, é perverso, numa formação social em que a exploração é o sustentáculo, estimular o voluntariado! O voluntário é ingênuo ao pensar que resolve o problema, não passa de um beija-flor numa floresta em chamas! Além de se submeter a uma jornada de trabalho para ganhar, às vezes, apenas para sobreviver, ainda arranja tempo para ser "solidário", para resolver problemas que deveriam ser resolvidos por outras instâncias, afinal é para isso que existem os impostos!
.
Em relação ao que está sendo dito, há um portal que recebe cerca de um milhão de acessos por mês (http://www.portaldovoluntario.org.br) cujo objetivo fulcral é atrair pessoas para as ações voluntárias, tendo, inclusive, um grande aliado na sua promoção, o jornalista André Trigueiro, da Globo News. Um verdadeiro apologista do portal e suas contribuições. Ao falar sobre o voluntário, chega as raias da emoção, ele diz: " faça a diferença, ajude ao próximo, use suas horas de folga em projetos voluntários", e conclui, cheio de orgulho: "isso faz um bem danado!" Ser voluntário, trabalhar de graça, sob as condições em que vivemos é mais que alienar, é idiotizar as pessoas! A metáfora mais apropriada talvez fosse: as ovelhas alimentando as raposas. Trabalho sob o modo de produção capitalista é exploração, portanto deve ser remunerado sempre, seja ele qual for! Não existe empresário bonzinho, quando há doações das grandes e pequenas empresas, exemplo disso o tal do criança esperança, deduzem do imposto de renda, fazem boas ações com o dinheiro do Estado! Existe também aquele "voluntário" escolar, o famigerado "amigo da escola", que por "estranha" ironia, também é patrocinado pela mesma organização que emprega o André Trigueiro! Diferente dos outros voluntários que vão fazer o que sabem de graça, o "amigo da escola" exerce funções que na realidade não tem competência: atua no espaço do professor, sendo médico, advogado, ex-atleta, bombeiro, pedreiro, ou seja, o voluntário está no espaço que deveria estar sendo ocupado por outros trabalhadores; com isso, quase sem querer, por desejar ser solidário, retira postos de trabalho, sua ação acaba "sugerindo" que não há necessidade de contratação de pessoal remunerado, exerce a função, como voluntário, de forma satisfatória e, o que é melhor para o "sistema", sem cobrar um centavo sequer por isso...

Nenhum comentário: