quarta-feira, 7 de março de 2007

Os Estados Unidos "invadem" o Brasil!




Em entrevista à rede CNN, no dia 07 de março de 2007, o presidente dos EUA disse que tem uma preocupação com os pobres do mundo e tem interesse na prosperidade dos povos. Fiquei sensibilizado com tal declaração. Sim, porque se os donos dos dólares escolheram os menos favorecidos significa que teremos uma redução, quem sabe o extermínio da pobreza! Está bem, deixemos as ironias de lado, mas não pude resistir. O indivíduo que anda poluindo de forma vergonhosa o planeta, que se recusa a assinar o protocolo de Quioto, o sujeito que até hoje não encontrou as armas químicas no Iraque, embora tenha invadido e lá permanecido até hoje, mesmo depois de sua mentira ter sido desvendada, dizer isso é no mínimo risível! Diplomacia dirão aqueles que defendem outros interesses! Há uma música da Legião Urbana que para mim não tem nada de maniqueísta, o poeta pergunta com todas as letras: "E você de que lado está?" Não se pode fechar os olhos para isso, sob o risco de sermos cúmplices de atos como os cometidos no Iraque, no Afeganistão, em Abu Ghraib, em Guatánamo. OS EUA estão preocupados com o sofrimento dos latinos americanos, que coisa linda! Sei, pode-se dizer que há uma preocupação com o nível de poluição por isso o acordo sobre o etanol, vai acontecer um aumento de divisas, afinal temos um combustível alternativo que nos coloca em destaque aos olhos do mundo! Sabemos, ou fingimos não saber, que esse intercâmbio com o Brasil tem também o objetivo de colocar Hugo Chavez "acuado", já que muito do petróleo consumido pelos estudinenses sai da Venezuela. Por outro lado, não podemos esquecer que a colheita da cana lança gases tóxicos ao meio ambiente. A ampliação da áreas para o seu plantio provoca a destruição da fauna e flora de regiões inteiras. Lembro quando queriam discutir a questão da Amazônia com o argumento que poderíamos destruir a floresta! Como dialogar com alguém que se recusa a assinar um acordo que se propõe a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera? Como acreditar em um país que, mesmo contra a decisão da ONU, invade o Iraque em busca de armas de destruição em massa e não as encontrando continua no país? O que esperar de uma nação que mantém há mais de 40 anos um bloqueio indecente e imoral contra Cuba? O que esperar de um dirigente que fala em solidariedade entre os povos, mas que está construindo um muro na fronteira com o México? Quando aterrissar no Brasil no dia 08 de março teremos entre nós um invasor sanguinário que, como as águias, sempre ataca pelas costas, será que corremos risco de uma invasão? O Iraque foi invadido por causa do Petróleo, e nós seríamos pelo Etanol?

Um comentário:

wager matias disse...

prof. vc relembra uma questão fundamental:de que lado nós estamos? Não existe neutralidade e todas as nossas ações estã oconstuíndo um modelo de sociedade.
Vc têm razão o "passeio" do presidente americano pela américa do sul é muito mais que uma simples visita,mas uma resposta as mudanças que está acontecendo neste hemisfério
Poranto, vendo de uma outra foma, a reação é de medo. Parabéns pelo texto.