terça-feira, 25 de maio de 2010

Para aprender a beijar...



Toco a sua boca, com um dedo toco o contorno da sua boca, vou desenhando essa boca como se estivesse saindo da minha mão, como se pela primeira vez a sua boca se entreabrisse, e basta-me fechar os olhos para desfazer tudo e recomeçar. Faço nascer, de cada vez, a boca que desejo, a boca que a minha mão escolheu e desenha no seu rosto, e que por um acaso que não procuro compreender coincide exatamente com a sua boca, que sorri debaixo daquela que a minha mão desenha em você.

Você me olha, de perto me olha, cada vez mais de perto, e então brincamos de cíclope, olhamo-nos cada vez mais de perto e nossos olhos se tornam maiores, se aproximam uns dos outros, sobrepõem-se, e os cíclopes se olham, respirando confundidos, as bocas encontram-se e lutam debilmente, mordendo-se com os lábios, apoiando ligeiramente a língua nos dentes, brincando nas suas cavernas, onde um ar pesado vai e vem com um perfume antigo e um grande silêncio. Então, as minhas mãos procuram afogar-se no seu cabelo, acariciar lentamente a profundidade do seu cabelo, enquanto nos beijamos como se tivéssemos a boca cheia de flores ou de peixes, de movimentos vivos, de fragância obscura. E se nos mordemos, a dor é doce; e se nos afogamos num breve e terrível absorver simultâneo de fôlego, essa instantânea morte é bela. E já existe uma só saliva e um só sabor de fruta madura, e eu sinto você tremular contra mim, como uma lua na água.

Júlio Cortázar

Uma associação dos "versos" de Cortázar com Diego Hipólito não terá sido mera coincidência...

9 comentários:

Thaís Barreto Viana disse...

Essa é a descrição mais poética e real do beijo.. só de ler dar arrepios...rsrsrs

Mas coitado Diego Hipolito...deve ser dificil se assumnir numa sociedade q não aceita nem respeita as minorias políticas, ainda mais ele sendo uma figura pública. Rick Martin foi corajoso... demorou, mas saiu do armário.

O blog tah ótimo!!!
POARABÉNS!!!
Beijos, Thaís.

Manoel Gomes disse...

Thaís, como vai, menina bonita? É sempre bom ver seus olhos brilhantes de novo! Veja bem, mas não leia VEJA, se eu disser que pensei nas "minorias" quando fiz a ironia, vou estar sendo tão hipócrita quanto Diego Hipólito, na verdade é o inverso. O "beijo" de Diego é a maior forçação de barra que já vi.O beijo que recebeu no pescoço de Serginho do BBB o deixou mais à vontade do que esse "beijo"da loura da foto! Algumas figuras públicas, quando lhes interessam, assumem que são isso e aquilo, haja vista o que fizeram, embora eu adore as duas, Ana Carolina e Maria Gadú. Quanto ao Rick Martin, para mim, não passa de mero oportunismo! Quanto tempo faz que ninguém ouvia falar dele? A mídia era de Lady Gaga,aff!!, Beyoncê,nossa mãe!!!, entre outras menos votadas, era preciso algo que chamasse e muito atenção, para que algo mais explosivo do que um macho latino afirmando que faz parte das "minorias"? Isso vende e muito!...esteja à vontade para treplicar...um beijo e um abraço apertado!

Thaís Barreto Viana disse...

Eu tô boa... tu ainda anda por aqui? teve na uesb e eu nem te vi... =(
Ler a

Pode crer!!! Concordo com vc. pode ser sim mero oportunismo para algmas pessoas...principalmente para Rick q "não deve nada a ninguém" e pq só agora se assume?! Isso tenho plena consciência. Mas, tbm há que se levar em conta que o momento é mais "light" para se assumir e sair do armário.
E Diego, coitado, deve sofrer muito por "ter" beijar mulheres coisa que não quer fazer, imagino.
Algumas figuras se assumem por estar seguras do que são, vai ver o que passa na cabeça(que não é pequena) do Diego é justamente isso: de um lado o seu real desejo de se assumir e do outro a família, a reputação, e talvez a carreira, quem sabe?!
Não estou defendendo ele, só quis trazer para esse debate uma possivel problemática pela qual ele pode estar passando.

Saudade de tu!!!
Beijosssssssssssssssss!!!!

Manoel Gomes disse...

A Uesb estava "agitada", afinal TERÍAMOS uma REITORA, pelo menos esse era o nosso desejo, que "eles" não deixaram! Thais, você que fez parte do corpo discente daquela instituição sabe como as coisas funcionam, por conta disso, não vi algumas pessoas queridas. cONVERSEI COM "Marighela", vulgo Vinicius,Falei de você, inclusive, e algumas outras...Quanto à nossa "polêmica", entendi sua preocupação, fico imaginando a dureza que deve ser para os "Diegos Hipólitos" que estão no seio do povo, aqueles que não têm a mídia para defendê-los...quanto a saudade, saiba que a recíproca é verdadeira, um beijo, um, não, UNS!!!

Thaís Barreto Viana disse...

Eu compreendo a coisa da correria sim. Eu tava lá no dia ajudando na campanha de Ana... Fazendo pesquisas de intenções de votos...rsrsrs MArighella é um pelêgo, tu ainda dá conversa p ele?! kkkk to brincando... ali é um compa das antigas, como o povo daqui gosta de falar. E o Doutorado? Me fala mais sobrre sua pesquisa... estou interessada! Uns outros mil beijos p vc tbm!!!

Anônimo disse...

Uuuu lala!!!!!Esse NÃO seria um beijo TRIVIAL, acredito que nem todo mortal já experimentou essa sensação até pq essa descrição denota pura paixão e amor AINDA em brasas.Peço permissão ao proprietário(Professor) e proponho uma socialização entre os seguidores do blog a levantarmos um questionamento sobre o tema.Você já vivenciou essa dádiva fielmente descrita no poema?

Manoel Gomes disse...

Para Thaís, quem sabe em uma das minhas idas a Jequié a gente não reúne uma galera boa e discute a "minha" pesquisa e a pós-graduação de uma forma geral em algum espaço da UESB?
Para "anônimo", todos os que vivenciaram essa dádiva descrita no "poema" devem estar em júbilo, em estado de graça, um verdadeiro "mar de delícias", enquanto aqueles que sequer imaginam a doçura que é viver esse acontecimento são só tristeza,imagina os que sequer beijaram alguma vez? rsrs, por isso, deixemos os segundos em paz...não é, anônimo?...

J. Vogel disse...

ótimo!
júlio é sempre ótimo!
e suas letras tbem!
obrigada.
J. Vogel (www.opassaro.com)

Lusimary disse...

Um outro poeta disse que o maior desejo da boca é o beijo.
Ahhh, delícia!
kkkkkkkkkkkk
Beijos, professor!