terça-feira, 15 de junho de 2010

Sotaques II: o sentido e o significado...

Um autor que agora não me recordo, corroborado por Caetano Veloso tempos depois, disse que quando alguém escreve o "filho" deixa de ser seu e ganha o mundo, isso significa que muito do que os outros interpretam, passou despercebido pelo pai da criança. Em tempos de internet isso ganha dimensões planetárias! Humberto Gessinger, cantor e compositor dos Engenheiros do Havaí, ao ser indagado sobre o significado de uma de suas letras respondeu mais ou menos assim: "se explico o significado os outros significados perdem o sentido." Indo de encontro ao que diz o poeta, vou blasfemar e dizer o sentido e significado da minha peroração anterior, ainda que ela não seja única, mas a partir dela uma limitação quanto ao sentido e significado está estabelecida, todavia Saramago tem razão quando diz: "e quanto a alguém ser capaz de dizer de facto e exatamente o que sente ou pensa, imploro-te que não acredites, não é porque não se queira, é porque não se pode."
.
O que acontece em tempos de copa do mundo antes das partidas? Geralmente os repórteres buscam o oposto, o estranho, o excepcional, coisa que ao longo do tempo se tornou óbvia. O que pretende o veículo de comunicação ao trazer essas peculiaridades? Não, não responda, por favor, essa é apenas uma pergunta de retórica! Tempos atrás vi e ouvi, na tv, um alemão que falava um português sem sotaque algum, parecia até um morador qualquer de uma de nossas capitais, tipo Rosana Jatobá, a mulher mais linda da rede globo e a baiana que ninguém sabe que nasceu na Bahia! Em tempos de copa na África do Sul, "vi" e ouvi, em uma rádio na net, é claro, um moleque daquele país, que joga nas divisões de base do São Paulo, que fala um português sem sotaque nenhum! No dia da estréia da Argentina, vi e ouvi um Hermano, em São Paulo ou Rio de Janeiro, neste momento, não me recordo, falando um portugês claro e cristalino! 
.
Tudo bem, você deve estar dizendo, mas o que tem tudo isso a ver com a Bahia ser a Argentina do Nordeste? É aqui que o poeta gaúcho tem toda a razão em se recusar a explicar o sentido de suas canções. Conscientemente vou assassinar outros significados possíveis quando expresso o significado pensado no momento da escrita, mas vamos lá. Observe os dois mapas que abrem essa discussão. À sua esquerda está o do nordeste brasileiro, temos em vermelho o estado dos baianos, enquanto à sua direita vemos o da América do Sul, observe que o amarillo representa o país dos hermanos. O que os aproxima? Não, não responda porque essa é outra pergunta de retórica! A Argentina está no cul da América do Sul, contudo se sente e se comporta como se fora um país europeu, ainda que sofra das mesmas mazelas e preconceitos que a seus irmãos de cima e do lado são impingidos. Agora ficou fácil entender a analogia, não é? Estamos no cul do nordeste brasileiro, grande parte do nosso povo vive em condições de miserabilidade tais e quais a dos outros irmãos de cima e do lado, porém somos o estado do maior carnaval de rua do mundo e que dura o ano inteiro! Salvador é a mais bela capital do Brasil e aqui não se nasce, se estréia, respiramos música e arte. O que isso quer dizer? É, você tem toda razão essa é mais uma pergunta de retórica! Quer dizer que na Bahia todo mundo é "artista", nosso produto de exportação já varou o mundo, a Axé music está em todo lado, as Ivetes e seus Fakes estão aí para provar que somos os mais festivos e mais felizes do nordeste, quiçá do Brasil, preciso dizer mais? Não, essa não é mais uma pergunta de retórica...

5 comentários:

Anônimo disse...

Sim, ele C-O-N-T-I-N-U-A VIVO e B-R-I-L-H-A-N-D-O sobre nós e... isso é muiiiiiiiiiito reconfortante!!!

Manoel Gomes disse...

Eu também acredito imensamente nisso, "Anônimo(a)", ainda que ele tenha sido/seja comunista, mas a metáfora torna essa esperança "materialista", se é que você me entende...
P.S. Nossa!! Isso já está se tornando recorrente, (p.s. em comentário?) mas, neste momento,uma pergunta se torna imprescindível:Cara(o)Anônimo(a), esse comentário não está FORA DO LUGAR?

Manoel Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manoel Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manoel Gomes disse...

Talvez para "reafirmar" o que disse sobre a Bahia ser a Argentina daqui do lado de cima do país, leiam o que disse um baiano (Caetano Veloso) que é uma das figuras mais instigantes e inteligentes que já nasceu por aqui, ainda que venha cometendo algumas "maldades" recentemente: "Suponho que, VIZINHOS dos NORDESTINOS, os Baianos sempre usaram marchinhas cariocas como quase-frevos. Apesar de nos considerarmos os INVENTORES do samba - e de cultivarmos a tradição do samba-de-roda intacta até hoje..." Preciso dizer mais? Tenha certeza que essa não é uma pergunta de retórica!