sábado, 27 de março de 2010

Renato Russo...

O Trovador Solitário (27/03/1960) estaria fazendo, hoje, 50 primaveras! Se voltarmos no tempo, àquele ano da graça quando o perdemos,11/10/1996, veremos que o Poeta Russo nos "abandonou" quase uma criança, tinha apenas 36, ainda que tenha uma canção em que a personagem fenece com apenas 16! Tenho verdadeiro horror de necrológio, nada mais deprimente, há que se celebrar a vida e  não elogiar a morte como costumam fazer os hipócritas! Devemos comemorar pelas veredas que o poeta nos legou! O impacto das suas canções nos provocam, a todo o instante, a não OLVIDAR, em maiúsculas, aquele que fez o Descobrimento do Brasil! A verdade, que liberta, é que, passado algum tempo, ainda continuamos a nos perguntar, mesmo que ali não estivesse caracterizada uma questão: que país é esse que vibra com uma condenação como se fora um gol? Ontem, depois da sentença, houve fogos de artifício (!?) pelos anos de prisão dos Nardonis, por ironia da história, o poeta sentenciara, em outros tempos, de forma sarcástica: "vamos celebrar nossa bandeira, nosso passado de absurdos gloriosos, tudo que é gratuito e feio, tudo que é normal, vamos cantar juntos o hino nacional, a LÁGRIMA É VERDADEIRA"...Vimos a morte da menina transformada em cerimônia vampiresca, sem o áudio, mais parecia um baile carnavalesco, e a ironia legionária diz: vamos "celebrar a juventude sem escolas,  as crianças mortas."
.
Na perfeição de suas letras, o nosso caráter já fora descoberto, resumimo-nos a isso? A forma como foi explorada essa bárbarie infanticida me deixou com uma tristeza, muito parecida com aquela que anunciara que o Poeta se fora. Vejo claramente a fotografia em branco e preto. Subo apressadamente as escadas da faculdade de educação, noto que ao meu encontro vem o amigo Humberto, e, sem qualquer cerimônia, diz: "Renato Russo morreu!" O impacto de tal revelação foi devastador! Será essa uma notícia fácil de se assimilar numa manhã primaveril, ainda que o poeta estivesse doente? Não, não foi fácil! Mas olhando ao redor, vendo como o país se movimentou em torno de um julgamento, exaurindo-se em sua luta por justiça(?), fica cristalino que o Poeta Vive em toda a sua plenitude, está aqui e ali, espalhado pelos(as) quatro (estações?) cantos de nossas vidas! Celebremos, então, a sua existência infinita com sons, com música, como a obra-prima de sua pintura com tinta acrílica...
.
É saudade, então 
E mais uma vez 
De você fiz o desenho mais perfeito que se fez 
Os traços copiei do que não aconteceu 
As cores que escolhi entre as tintas que inventei 
Misturei com a promessa que nós dois nunca fizemos 
De um dia sermos três 
Trabalhei você em luz e sombra 
E era sempre: "Não foi por mal" 
Eu juro que nunca quis deixar você tão triste 
Sempre as mesmas desculpas 
E desculpas nem sempre são sinceras 
Quase nunca são 
Preparei a minha tela 
Com pedaços de lençóis que não chegamos a sujar 
A armação fiz com madeira 
Da janela do teu quarto 
Do portão da sua casa 
Fiz paleta e cavalete 
E com as lágrimas que não brincaram com você 
Destilei óleo de linhaça 
E da sua cama arranquei pedaços 
Que talhei em estiletes de tamanhos diferentes 
E fiz, então, pincéis com seus cabelos 
Fiz carvão do baton que roubei de você 
E com ele marquei dois pontos de fuga 
E rabisquei meu horizonte 
E era sempre: "Não foi por mal" 
Eu juro que não foi por mal 
Eu não queria machucar você 
Prometo que isso nunca vai acontecer mais uma vez 
E era sempre, sempre o mesmo novamente
A mesma traição 
Às vezes é difícil esquecer: 
"Sinto muito, ela não mora mais aqui" 
Mas então, por que eu finjo 
Que acredito no que invento? 
Nada disso aconteceu assim 
Não foi desse jeito 
Ninguém sofreu 
E é só você que me provoca essa saudade vazia 
Tentando pintar essas flores com o nome 
De "amor-perfeito" 
E "não-te-esqueças-de-mim"...

3 comentários:

Lauro Xavier Neto disse...

Mano, Renato Vive, nós é que estamos mortos... "vamos celebrar...", beijos, saudades!

Manoel Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manoel Gomes disse...

Oh, meu camarada, saudades das nossas conversas, o tempo tem sido tão cruel, não é verdade? Estamos em março e nos vimos em julho do ano passado, já vai fazer um ano!?! Estou tentado a dizer que tem razão, mas como seres da contradição, acredito que alguns de nós estão muito vivos, até para que o poeta não MORRA, você é um desses, meu camarada, se assim não fosse, quem fará a revolução? Estou na Bahia, agora mais perto, é provável que possamos conversar um pouco mais...fique bem, beijos neste coração que é brilhante!!!