sábado, 30 de janeiro de 2010

Coisas (in) comuns...

Dizem as más línguas que independentemente da posição política, religião, etnia ou opção sexual, os pais tendem a ser, quando maduros, mais conservadores que os seus pais foram! Juro que não conheço nenhum estudo que confirme essa tese, por outro turno, também não conheço nenhum que a negue! Isso quer dizer que a ciência ainda não meteu o bedelho, portanto, vale o que diz o senso comum! Olhando pela janela  do apartamento, observamos que o filho de Marcelo D2 se prepara para se "jogar" na balada.  Nota-se que está com muita pressa, lógico, não quer perder o melhor da festa. Pelos seus cálculos, espera "ficar" com algumas meninas, nesta noite que promete, por isso, meticulosamente prepara alguns baseados. Marijuana da boa, pensa lá com os botões dele! Marcelo D2 ao ver a quantidade de "papelotes", cheio de dedos, pergunta: "Filho, não é uma quantidade "abusiva"? Parece que há estudos que comprovam que o excesso de maconha faz com que as pessoas raciocinem mais lentamente, deixando, por isso, de ocupar seus espaços no mercado de trabalho. O moleque pensa um pouco e solta essa: "pai, não se preocupe. Pelo que sei havia uma banda, na década de 1990 do século passado, chamada Planet Hemp, cujo vocalista só cantava "chapadão", era um verdadeiro morrão fumegante. Você precisava ver os olhos dele, pai! Quando em 2001 a banda acabou, por causa da carreira solo dele, esse mesmo vocalista, não perdeu espaço no "mercado de trabalho", muito pelo contrário, ocupou o espaço de outros, virou "sambista" e faz o maior sucesso, tá ligado?" E saiu cantarolando: "Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai!" É verdade, às vezes, os filhos são tão perversos!
.
Dizem as más línguas que os critérios escolhidos para avaliar as provas do ENEM são, no mínimo, esdrúxulos, para evitar falar palavrões. Estava claro para alguns que não seria fácil resolver a questão da pontuação dos candidatos. Por isso, todos queriam saber qual foi a equação que possibilitou fechar os números finais de cada concorrente, afinal, não foi pouca gente. O que não se pode esquecer é que o ENEM não passa de mais uma solução pontual para o grande problema que é achar "espaço" para o ingresso  do número cada vez maior de pessoas às universidades, entra ano e sai ano e o carcomido vestibular resiste a tudo e a todos! A fórmula apresentada não deixa de assustar pela "preciosidade" do resultado. Indagado como se chegou àqueles números, um técnico do MEC disse que as questões com mais acertos valiam menos (sic), enquanto aquelas em que o número de acertos foi menor, valiam mais (sic). É puro contra-senso. O que está em jogo é o ERRO! A questão é considerada "importante" se poucas pessoas acertaram! Em nosso simulado, um teste de conhecimento gerais, é possível verificar o quão estúpido é esse formato! Digamos, hipoteticamente, que a pergunta qual os nomes dos senadores que violaram o painel do congresso em 2001 tenha sido acertada pela maioria, enquanto que a questão qual o nome da amante do ex-presidente do senado Renan Calheiros tenha sido acertada por poucos. A alcova de Renan Calheiros e Monica Veloso é o "conhecimento" que vai balizar o ingresso?! Por mais estranho que seja, é! É o acaso quem decide qual ou quais as questões são determinantes para o ingresso do estudante na universidade! A resposta do técnico merece "aprovação" com louvor: "esse é um critério usado internacionalmente", ou seja, o que é bom para "eles" é bom para nós!
.
Dizem as más linguas que o futebol brasileiro está voltando aos seus momentos de glória! Eu concordo! Para que isso seja percebido, basta um pouco de boa vontade. É claro que os rabugentos de plantão discordarão veementemente! Nunca estão satisfeitos. Contudo contra fatos não há argumentos. O campeonato brasileiro, além de ser um sucesso de renda e de público, nos últimos anos, tem estado recheado de estrelas, coisa que não vinha acontecendo! Perdíamos nossos craques tão logo surgiam para os clubes estrangeiros. O faturamento junto ao torcedor se tornara insignificante, mas com os novos tempos voltamos a ver a bilheteria como uma atraente fonte de receita para os clubes. Sem contar a sagacidade de alguns dirigentes que conseguiram tranformar as camisas dos times (antigo "manto sagrado") em outdoors onde se vende de tudo um pouco, de calcinha a lâmina de barbear, coisa impensável em outros tempos! Tudo bem que Ronaldo e Roberto Carlos não são mais tão jovens, e o segundo tenha se  oferecido descaradamente ao Real Madrid, mas são craques que optaram por jogar aqui, sem contar Adriano, o imperador, que abriu mão de atuar na Itália para prestigiar o futebol brasileiro! A mais recente investida internacional do nosso rico futebol foi o repatriamento feito pelo Santos F.C. que trouxe nada mais nada menos que Robinho, sim, aquele mesmo que jogou no Real Madrid e que vinha atuando brilhantemente no futebol inglês! Eu sei que você vai argumentar que é só até o dia 04/08/2010! Eu sei que vai dizer que agosto é mês oito e portanto são apenas  7 meses! Que nesse  entremeio tem a copa do mundo, a preparação para o evnto e que no fundo restarão uns 3 meses, se muito, e que ele só está vindo porque é um oportunista, cujo objetivo é ser convocado para a seleção, coisa que não aconteceria jogando na reserva do Manchester City! Sabe o que eu responde para pessoas iguais a você? Foram os pessimistas que fizeram nosso futebol chegar ao fundo do poço. Foram, vocês, os radicais que, por não serem humildes,  não perceberam que havia uma crise e que era necessário fazer alguns sacrifícios, dá um passo atrás, para lançar dois a frente! Neste momento, Robinho vem e atua por 2, 3 meses, Isso deixa nossos cofres fortes, criando um atrativo a mais para a vinda de nomes como: Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Messi, Cristiano Ronaldo, não é?...

Nenhum comentário: