sábado, 30 de maio de 2009

Futebol Familiar...

O Brasil, por conta do seu processo de colonização, recebeu como herança para os "filhos deste solo" a marca da subserviência, a consequência desse "presente" é que tudo que é feito na metrópole, entende-se que é o modelo que deve ser seguido ao pé da letra, já que tudo que é feito lá é melhor, mais fino e muito mais organizado comparado com o que fazemos aqui! Quando a corte portuguesa, fugindo com as calças na mão da fúria de Napoleão, aqui se estabeleceu, houve uma apologia da nossa flora e fauna, exaltava-se o ambiente natural, porém essa mesma corte vestia-se como se estivesse na fria Europa! Depreende-se que em nenhum momento o colonizador, nem na necessidade extrema, abriu mão do seu modelo, do seu lugar!
.
Leonardo, um neocolonizado, criado no Flamengo, hoje dirigente do Milan, ao ser inquirido sobre a situação dos times do futebol brasileiro foi taxativo, explicou que caso continuemos com essa estrutura, onde os grandes times são geridos, recorrentemente, pela paixão, nosso futuro será sombrio. Contudo via no modelo europeu de gestão uma possível saída para o nosso caos futebolístico! O que quis dizer com isso? Que nossos times também deveriam ter proprietários como lá na metrópole! Em linhas gerais, com o formato que temos hoje, seremos eternos exportadores de "matéria prima". Fazendo uma analogia bem canhestra com o período colonial, temos o que aconteceu com o ouro brasileiro que foi transferido para Portugal (e ainda tem besta que diz que português é besta!), nossas melhores pepitas estão saindo cada vez mais cedo da terra brasilis para jogar nas metrópoles européias!
.
Na Itália quando os torcedores do Milan vibram com os gols de Kaká, Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho, por consequência, também vibram com o sucesso e a riqueza da família Belusconi, não há como fugir dessa lógica aristotélica! Mas, diz Leonardo que, em última instância, quem decide sobre o futuro do Milan/Belusconi é a TORCIDA, por favor, não riam! Em outras palavras, isso quer dizer que são os torcedores que gerem as finanças daquela poderosa família! O que lhes parece? Fiquei pensando, só de sacanagem, se o Grande Vitória pertencesse à família Magalhães, cruz credo! Imaginem eu no Barradão gritando a pleno pulmões: "Bora, ACM NETO!" Como o Coiso é de segunda, por ironia e para rimar, seria comprado por aquela loja daquele cara chato que perguntava: "quer pagar quanto?!"
.
Acho que em relação aos times isso talvez demore um pouco, porém em relação à seleção brasileira isso já é fato consumado, muito antes do que vocês imaginam ela deverá ser chamada Havelange! Desde que me entendo por gente, como dizia a minha avó, e olha que isso já tem mais de meio século, a família Havelange é quem manda no futebol brasileiro e é a dona/proprietária da seleção, que alguns trouxas teimam em chamar de brasileira! Já nem lembro há quanto tempo o genro de João Hevelange é o presidente da CBF! O curioso é que não vi nenhuma das grandes corporações midiáticas falar em ditadura, se fosse o Chávez! O que eu não sabia era que a neta do Homem, Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira, fosse a secretária administrativa da copa que será realizada aqui, em 2014! Faz pouco tempo que a dita cuja tinha uma griffe de bolsas, que mudança! Por isso, retiro o que disse, não é uma ditadura o que temos no futebol brasileiro, isso já se configura em uma monarquia! O futebol viveu trocentos anos sob a tutela de D. Havelange I, que abdicou a favor do seu genro D. Teixeira I, pelo andar da carruagem, dá para prever o resto da história, não é?
.
Voltemos à nossa mania de viver sob a inspiração da metrópole. Já copiamos todos os modelos dos torneios europeus! As competições por aqui têm o mesmo formato das que se realizam por lá, tudo igualzinho ao que fazem os nossos antigos colonizadores! Viva a neocolonização! Agora quem diz a que horas meu time vai jogar é a novela de Dona Zizi Baptista, mãe do cantor de pagode Menino Ró, moradora da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador! Tudo leva a crer que muito em breve estaremos torcendo para times familiares, do tipo: Marinho, Moraes, Magalhães, Diniz! Não tenho nem dúvida que, como na Itália que torce para o time do dono e o dono do time, estaremos "brigando" com os torcedores rivais afirmando que vitória do E. C. Votorantim contra o Maluf F.C. foi injusta, o juiz errou ao marcar aquela penalidade contra o time do nosso querido Paulinho! Acharam surreal? Saibam que num país onde há senador, com mais de 60 anos, sem um fio de cabelo branco, tudo é possível...

2 comentários:

Rosenilton disse...

Até que enfim uma homenagem né prof!!!
Fiz um comentrio e na hora que enviei deu erro...que droga.rsrsrs.

A muito tempo viramos escravos das programçoes nos horarios das "globo"da vida e dos "donos" dos clubes.
Havera dias em que teremos que ir ao estadio as 7 da manha de domingo ou ao meio dia de segunda.
Pra se ter uma ideia amanha tem jogo pela serie"B" as 21 hs, iss lá é hora de jogo, rsrsrs.

P.S. Se bem que se fosse o time do Seu Manoel Gomes eu iria qualquer dia e horario.

Um grnde abraço meu amigo pai

Manoel Gomes disse...

Você tem toda razão, meu querido filho, mas acho que temos que lutar desesperadamente para que o grande Vitória jamais tenha outro dono que não seja sua imensa e sagrada torcida, e tem mais, infelizmente para nós, se "eles" colocarem nosso time para jogar, como já fizeram, naquele horário filho da outra, eu também, vou, rsrss...um beijo