quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Trágicos e Farsantes...

Sei que a analogia que vou fazer beira ao ultraje, mas vou me arriscar em função da ironia com que Marx tratou o assunto, lá no século XIX! Afirmou ele no 18 Brumário de Louis Bonaparte: "Hegel observa algures que todos os fatos e personagens de grande importância na história universal ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa." Falar dos "professores", ou melhor, dos técnicos dos clubes brasileiros de futebol, fazendo um paralelo com as reflexões do autor da Miséria da Filosofia, tenho que concordar que é uma verdadeira aleivosia! Mas a forma como esses grandes "sábios" se manifestam é de deixar qualquer um imaginando que eles estão mais para "profetas" do que para técnicos! Suas promessas são de pessoas que têm poderes sobrenaturais, é preciso ser muito ingênuo para acreditar no que eles dizem. Sabemos que o emprego de técnico é seletivo aqui e alhures, e neste país onde todo mundo entende de futebol, só há vinte vagas na série A, logo, o exército industrial de reserva é imenso! O mais incrível é que os cargos são ocupados sempre pelos mesmos sujeitos, é certo que de vez em quando, aparece um nome novo, mas isso não é muito comum. Vejamos como vem ocorrendo o troca-troca entre os técnicos!
.
No início, Nei Franco treinava o Atlético Paranaense, por alguma razão, entenderam que não era o nome ideal para dirigir a equipe, foi demitido e até hoje não sabe qual a razão, talvez a torcida do Flamengo saiba já que dizia que o sobrenome dele era Fraco! Contudo, por estranho que pareça, o Botafogo compreendeu que ele seria o técnico ideal e lá foi ele para General Severiano. Geninho estava no Botafogo, como as coisas não andavam bem, a porta da rua se tornou a serventia da casa. Não era bom para o alvinegro carioca, mas era o homem perfeito para assumir o rubro-negro paranaense, o mesmo que dissera que Nei Franco não servia! A ironia é que aprendemos, naquelas aulinhas de Física do pré-pri, que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, neste caso, Mário Sérgio foi demitido sumariamente do time paranaense! Porém como não há mal que dure para sempre, o Figueirense o levou para seu ninho! Nesta ciranda, um desses técnicos quase foi campeão das Américas pelo Fluminense, um verdadeiro fanfarrão! Sempre dissera que tinha o grupo na mão, que enxergava muito além do que a maioria, que todos deveriam aprender com ele, em síntese, era um predestinado! A palavra humildade fora apagada do seu dicionário! Como o campeonato não veio e o time não conseguia sair da "zona de rebaixamento", resolveram, para o bem do clube, demiti-lo! Mas como nem tudo é tão ruim que não possa melhorar, sai para lá lei de Murphy, o Vasco se tornou o novo emprego do "profeta" Renato Gaúcho! E ele, como nos velhos tempos, já chegou dizendo: EU ACREDITO! É seu mais novo slogan! Isso quer dizer que o time não vai ser rebaixado! Afirmar que o Vasco não vai descer para a segunda divisão com uma defesa formada por Odvan e Fernando, é preciso ter poderes metafísicos para acreditar! Não sei, mas parece que já vi esse filme, só não lembro em que lugar!
.
Como estamos falando de coisas "sobrenaturais", voltemos no tempo pois dois desses "profetas" se encaixam como uma luva, naquilo que Marx falou sobre tragédia e farsa! O Goiás no campeonato de 2003 conseguiu a façanha de no primeiro turno ser o último colocado. Tudo levava a crer que seria rebaixado, não havia perspectiva alguma de alterar aquela situação, pelo menos era o que falavam os "profetas" da mídia! Mas eis que entra em cena um treinador desconhecido do grande público chamado Cuca e consegue mudar todos os prognósticos e o time lá de Goiania, além de não ser rebaixado, conseguiu uma vaga na Sulamericana, chegando em 9º lugar! O resto da história todo mundo conhece. Disseram que ele era uma revelação, um técnico extraordinário, ele acreditou! Meteoricamente passou pelo São Paulo, Grêmio, Flamengo e São Caetano. Parecia que o brilho estava se apagando, afinal, nessa caminhada não ganhou título algum, foi, então, acolhido pelo Botafogo! Tudo indicava que essa maré de azar mudaria! Como não mudou, foi para o Santos e chegou no Fluminense que pode ser rebaixado, sob o seu comando, eis a tragédia anunciada! Hélio dos Anjos pegou o Goiás em penúltimo lugar, somando apenas três pontos em seis rodadas! hoje o Goiás é o 9º colocado com 39 pontos! Os "profetas" da mídia já começam a dizer que ele é um excelente treinador. No último jogo, após a vitória sobre o Santos, cheio de pompa, falou da tristeza de não poder estar na formatura da filha, numa das maiores instituições do Brasil, a FGV, por causa do trabalho, mas que comemoraria no dia seguinte! Ele acredita que é tão bom que já começa a falar pelos cotovelos! Eis a farsa! Marx continua cada dia mais vivo, não é?...

Nenhum comentário: