quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O Brasil é bronze...

Os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007 enganaram um bocado de incautos! Muitos acreditaram, pelos resultados, que tínhamos nos tornado uma "potência esportiva". O número de medalhas obtido sinalizava bons prenúncios! Quem não lembra que todas as vezes que o garoto propaganda do bradesco, Thiago Pereira, entrava na piscina, um certo locutor já afirmava que éramos OURO! Foi um verdadeiro festival de medalhas! A certeza era tanta que a velha humildade desapareceu do nosso vocabulário, naqueles dias esportivos! O que ninguém falou, nem o chato do Galvão Bueno, era que os melhores não tinham vindo, o pan-americano era algo menor, para não dizer uma farsa, portanto, vieram os menores, a propósito, basta dar uma olhada na relação dos participantes para ver que os top desdenharam o evento! Para se ter uma idéia do que estamos dizendo, Thiago Pereira disputou a eliminatória dos 200 m peito, em Pequim, e quebrou o recorde sul-americano da prova em mais de um segundo, com o tempo de 2m11s40. O recorde anterior era de 2m12s56, mas isso não foi suficiente para se classificar entre os semifinalistas, ficando em 19º! Uma das admiradoras do Thiago Pereira me disse que eu era ranzinza, o menino era bom! Parafraseando Zeca Baleiro, pergunta-se: onde andará Thiago Pereira?
.
O outro Tiago, o Camilo, fora campeão no último campeonato mundial de Judô, realizado no Rio de Janeiro, tudo levava a crer que repetisse o feito em Pequim! Na realidade, nossa grande empresa de mídia anunciara que ele seria ouro! Claro, ele era o melhor do mundo, nada poderia mudar o curso dos acontecimentos! Isso nos fazia encher o peito de orgulho! O grande problema é que ninguém avisou ao alemão, Ole Bischof, que não podia ganhar, que o ouro já tinha dono, era do brasileiro! Ironia dos deuses olímpicos! Como no judô, há duas medalhas de bronze, havia ainda a esperança de se ganhar uma delas na repescagem! Para não deixar a peteca cair, imediatamente, a mídia começou a valorização da medalha de bronze. Disseram inclusive que a medalha de prata era proveniente de derrota, enquanto que a de bronze era o resultado de vitória, por isso mais "importante"! Eis a materialização da falácia, o que não se faz pela audiência, hein?! Tiago Camilo tinha que torcer pelo alemão para poder continuar na disputa! No final tudo acabou bem! O resultado possibilitou ao Brasil obter sua terceira medalha de bronze! Como os deuses olímpicos estão de brincadeira, éramos 30º com duas de bronze, com 3 passamos a 31º!
.
Na entrevista da ovação, em que a TV faz o impossível para nos convencer que somos os melhores, mesmo tendo ganhado, ao longo das disputas, apenas três medalhas de bronze, Tiago afirmou que qualquer medalha tem o mesmo valor, não importava a cor, o importante era estar no pódio! Se não importa a cor das medalhas, por que brigamos tanto para ganhar do Canadá e Cuba nos tais jogos pan-americanos? Contudo o nosso judoca cometeu um ato falho, logo depois, ao dizer que o sonho era a medalha de ouro! Pergunta-se: era o ouro ou qualquer medalha? Se os deuses continuarem com suas ironias de mau gosto, podemos voltar de Pequim com menos medalhas do que as que tivemos em Atenas! Pensou-se que Caio Márcio tinha chance de ganhar alguma ou César Cielo, é bem provável que não! O que não consegui entender até agora é por que a equipe de ginástica artistica ficou rezando pela sua classificação! Depois de todo o investimento feito, da contratação de um técnico estrangeiro, não existe nada mais ridículo do que ver atletas conjugando o verbo rezar para se classificar! Enquanto temos esse circo de horrores televisivo, esse pão e circo, muitos dos brasileiros que torcem por medalhas continuam sem saneamento básico, sem saúde, sem educação, mas nada disso importa, desde que as Jades e Daianas consigam trazem lá do oriente pedaços de bronze pendurados no pescoço...

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande gomes, parabens pelo seu comentario. Você faz falta aqui na UESB, estavamos conversando com o pessol(leo bebo,mineiro, zezito e nariga) que voce depois que saiu ao curso de ED. Fisica ficou vazio de pensamento e de humanidade.

Mas vamos ao comentario da sua postagem, muita gente fala que falta investimento, falam que a china tem ivestindo 11 milhões por cada medalha de ouro. Os pseudos-especialistam querem esse modelo para o Brasil. Tem cabimento isso, meu caro barriga-verde, o Brasil precisando melhorar a educação,sameamento-basico,distribuição de rendas entres outras mazelas.

O pior foi ouvir do sabio oscar que o a seleção de Basquete feminino não representa a condição social e racial do brasil. "ele disse o Brasil precisa de mais negras, porque o basquete é esporte de negros" tem cabimento isso meu caro gomes, Vão dizer que tenis´, branco, natação, golfe e formula 1 são esporte de brancos. depois dessa bobagem do oscar falou de madrugada, pensei vou durmir e colar na costela da esposa que ganho mais...kkkk.
Abraçao meu mestre... desculpe DR.MANOEL GOMES

Manoel Gomes disse...

Tirando a ironia do doutor, belo comentário, meu caro Pitombo, só faltou colocar aspas no no "sábio" de Oscar...saiba que isso me deixa profudamente feliz, mesmo longe continuamos dialogando, volte sempre, meu camarada!

Anônimo disse...

Não foi ironia, mas um reconhecimento de um aluno para seu prof. dr.gomes