quarta-feira, 6 de junho de 2007

Quem são os Bandidos?...

Parece-nos que no Brasil só quem fica preso é pobre! Basta um breve levantamento no universo da população carcerária para ver materializada, perversamente, essa afirmação. Se fizermos uma pequena incursão no "submundo" veremos que há uma rebelião silenciosa, porque muitos dos "miseráveis" que cumprem pena, foram elevados à categoria de "chefes" e comandam, lá de dentro, o "crime organizado". Embora tenhamos dúvida se a nomenclatura "crime organizado" deva ser aplicada somente aos considerados "bandidos", já que os fatos recentes igualizam muitos dos considerados acima de qualquer suspeita, com os supostos criminosos! Não que estejamos defendendo as ações ilegais, porém não é possível, sem o risco de sermos parciais, dizer que Fernandinho Beira-Mar e Marcos (Marcola) Camacho são mais bandidos que o deputado distrital Pedro Passos ou os sobrinhos do governador do Maranhão, flagrados pela Operação Navalha!
.
Como resultado da Operação Navalha, a Justiça Federal expediu 48 mandados de prisão. Foram presas 46 pessoas, entre empresários, prefeitos, um deputado distrital, um ex-governador e um ex-deputado federal. Há uma sutil discriminação quando comparamos Beira-mar e Marcola com o parlamentar, o segundo goza de imunidade, portanto, dificilmente será submetido aos constrangimentos do cárcere por fazer parte dos que legislam em causa própria. Na realidade, o parlamentar é réu confesso, ele disse: "Eu aprovei R$ 3,9 milhões de emenda lá na Câmara, de emenda minha" (e isso foi colocado em cadeia nacional) cobrando seu pedaço no bolo da corrupção, ou melhor, a propina a que tinha direito! Imediatamente, seu advogado afirmou que não era propina, ele se referia a compra de cavalos! Não devemos rir com coisa séria, mas isso é uma piada. Ficou "preso" por um dia. Na realidade, a nau de corruptos já não se encontra sob o foco da lei, todos foram soltos!
.
Como pode o cidadão comum observar tudo isso e não se sentir impotente? Estes indivíduos deviam ser punidos. As grande cidades já apontam para o estado de bárbarie que nos encontramos, mas isso não é acidental, estamos sendo estimulados! Enquanto o indivíduo trabalha o mês inteiro para ganhar R$ 380,00 reais, o "consórcio Guatama" rouba milhões dos cofres públicos, manipulando os editais com a conivência dos agentes do Estado e nada acontece! Grita-se por justiça, mas a justiça só é justa com os desvalidos! A premissa nestes tempos dos Zuleidos, das Fátimas é a impunidade, é nos fazer de trouxa, aquilo que ouvimos do deputado não estava relacionado com propina, ele é um amante da equitação! Somos todos tolos e imbecis! O que está claro é que quem cumpre a lei está fadado a ir parar atrás das grades, porque o errado é que está certo! Estamos nos acostumando com esse tipo de coisa, a força do hábito nos torna cúmplices, pois sequer nos movimentamos, apenas perguntamos: qual será o sabor da pizza dessa vez? Temos um horizonte sombrio, estamos no fundo do poço e as cenas que vemos, diariamente, no Rio de Janeiro, só nos são mostradas porque o alvo é o cognominado "crime organizado" que vem perdendo de longe para o "crime institucionalizado", já que este, além de possuir privilégios, tem entre as suas hostes figuras acima de qualquer suspeita, o fato é que temos um Estado falido que escolhe cinicamente a quem punir, infelizmente a maioria ainda não percebeu; nós, os tolos, perguntamos: quem são os bandidos? Fernandinho Beira-Mar e Marcos(Marcola) Camacho se entreolham, eles sabem!

Nenhum comentário: