quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ronaldos...

A história de Ronaldo Luís Nazário de Lima bem que poderia começar assim: era uma vez um menino muito pobre, nascido na cidade do Rio de Janeiro, que, devido às ciladas sociais, tinha tudo para virar ou estatística do narcotráfico ou ser colhido por uma bala perdida. Contudo havia no guri algo que o diferenciava das demais crianças que gravitam no seu entorno, o moleque tinha uma habilidade motora descomunal, e isso, num país cujo principal esporte é o futebol, deu ao menino o status de estrela! Neste caso, houve uma extrapolação de fronteiras e o moleque fez muito sucesso em outros lugares, ganhando com isso a alcunha de Fenômeno! Aconteceu com ele o que, de uns tempos para cá, cada vez mais cedo, vem acontecendo com a molecada que tem alguma habilidade no trato com a bola: foi jogar onde o dinheiro acenou com mais intensidade. É preciso que se diga que há uma meia verdade quando falo em alguma habilidade, já que um jogador como Afonso, aquele mesmo que foi convocado pelo Dunga, não está inserido entre os que têm alguma habilidade, mas você pode me perguntar: então, por que ele joga na Europa e fez parte da seleção naikiana, sic, brasileira? De forma simplória, diria: coisas do futebol business, mas o que não se pode esquecer é que ele não está entre os Ronaldos!
.
Há um jogador brasileiro/português, cuja alcunha é Pepe, nascido nas Alagoas, porém já totalmente incorporado ao modo de vida europeu, que afirmou, de forma peremptória, que não vinha ao Brasil nem nas férias por temer a violência que viceja por aqui! O que se percebe pelas suas palavras é que, mesmo sendo considerado um não-português pelos portugueses, nega suas origens e pensa que é algo que nunca será, embora se sinta europeu. Pois é, o país de origem não serve nem para ser visitado, deve se perguntar: "para que expor minha família à pobreza e violência que compõem o cenário brasileiro?" Por outro lado, Adriano, alcunhado o Imperador, diferentemente de Pepe, resolveu (estranho, não?) que ia dar um tempo na carreira de jogador de futebol, cansou da pressão! Um dos motivos é que estava se sentindo infeliz na Itália! Talvez o mais absurdo é que enquanto Pepe teme a violência urbana que paira sobre nós, os pobres mortais sem habilidade alguma, que temos que viver sob o céu do Brasil, Adriano abriu mão do salário milionário e outras pequenas regalias que tinha na Europa, por achar que é mais feliz quando pode andar de bermuda e de sandálias, numa certa favela carioca! O que não posso deixar de dizer é que nem Adriano nem Pepe estão entre os Ronaldos! 
.
O que se percebe é que o futebol mudou, e muito, para a tristeza daqueles que o viam como mera diversão, como uma grande brincadeira! Havia algo de mágico nas tardes de domingo, sem a mediação dos Faustões e Gugus da vida! Ao ganhar a condição de business, a magia desapareceu completamente! Nesta nova lógica, Há, inclusive, a sugestão de que os clubes tenham dono, como acontece na Itália, será que chegaremos a isso? Pelo andar da carruagem, é bem provável que sim! Como tudo passou a ser a toque de caixa, a qualidade despencou! O que em outros tempos não seria de bom tom, hoje é a marca registrada, não há entre os titulares da seleção (de Ricardo Teixeira) brasileira um jogador sequer que esteja atuando entre nós! Alguns babeiros são considerados jogadores de primeira linha! Em outros tempos, jamais se diria que Dentinho e Lulinha, do Corinthians, cujo tamanho do futebol já está em suas alcunhas, seriam craques! Somado a tudo isso, disseram que Ronaldo era um ex-jogador, o que concordo plenamente, não nos esqueçamos que antes da sua última contusão, era reserva no Milan, o que serviu de motivo para que ele mostrasse que não está morto, que gordo também tem "explosão", agora, fala a verdade, com um zagueiro como Rodrigo, do São Paulo, qualquer Dentinho é Ronaldo! Hoje, da "forma" que se encontra, Ronaldo não teria nenhuma chance de ser titular na Europa, o fato é que é um gordo que consegue se impor no meio da mediocridade que impera nos nossos gramados! Cabañas, outro gordinho, foi achincalhado antes de eliminar o Flamengo naquele jogo no Maracanã! Os lances contra o São Paulo que todos alardearam como fenomenal, sic, se fosse feito por um jogador sem nome, não teria o mesmo impacto! Cabañas não é Ronaldo, embora seja tão gordo quanto ele, aliás, no decadente futebol brasileiro, Dentinho e Lulinha jamais serão Ronaldo e Ronaldo já não está mais entre os Ronaldos...

8 comentários:

Lusimary disse...

Finalmente! Até pensei que Ronaldo não mais apareceria por aqui! rs...
Adriano diz: "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci"... Estranho, não é? Uma pessoa que aos 26, 27 anos diz estar "cansado", que não quer mais "brincar"!!
Ronaldo,"o Gordo",voltou para o futebol brasileiro como uma grande jogada de marketing e humilhou o zagueiro do São Paulo no último domingo e jogando no Morumbi!!!! Claro que eu sou corintiana e vou sempre puxar a brasa pro meu assado!!! Foi bonito de se ver!!! kkkkkkkkkk
Brincadeiras à parte, graças à mídia, hoje se faz "craques" da noite para o dia e também se desfaz! Em um dia o garoto é um João Ninguém e no outro é comparado ao fenômeno(?). Meninos que se perdem neste jogo de interesses e não percebem que esta fama é efêmera, assim como é a vida...

Rosenilton disse...

Afonso, Pepe, Dentinho e Lulinha, foram crias do Complexo Desportivo Brejalense, dai o motivo de não serem Ronaldos.
Porem, se fossem do CDPDM quem seria Ronaldo perto deles.rsrsrs.
Um beijão papucho, te amo.

Manoel Gomes disse...

Ró, você é um pândego!!! Faltou apenas mencionar quais são os craques que saíram do tal CDPDM,rsrsrs...beijossssssss

Manoel Gomes disse...

Mary, belo comentário!!Gostei da inspiração, agora, uma coisa tem que ser dita, não é possível ser "neutro" quando o time do coração está na roda,rsrsrs....beijossss e volte sempre!!!

Manuela Cassia disse...

Eu se fosse o zagueiro do Sâo Paulo a tomar uma "explosão" do gordo, parava de jogar futebol, muita humilhação kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Te amuuuuuuuuuu

Rosenilton disse...

Ai vai!!!
Ibrahimovic, Etoo, Vanderson, Lionel, Thiago Silva, Ruud van Nistelrooy e outros mais que fizeram e fazem sucesso pelo mundo.
Quer mais prof?????
Um beijao

Vamos ser TRI negooooooooo.

Manoel Gomes disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...quer dizer que todos esses "Ronaldos" sairam daquela "rua", daquele bairro, daquela capital, daquele estado? kkkkkkkkkkkkkk, continuas sendo um grandissíssimo PÂNDEGO!!! EU TE AMO,viu, Pinóquio? ViVa o Vitória!!!!

Lusimary disse...

Rapaz, se este pessoal todo tivesse ficado por lá, jogando pelo Vitória!!! kkkkkkkkkkkkkkkk Aí, sim, não tinha prá ninguém, não é mesmo?