sexta-feira, 7 de março de 2008

Esporte, Escola, Gugas e Ronaldos: "fenômenos"...

O esporte é um fenômeno poderoso, dotado de uma capacidade extraordinária de usar a emoção como instrumento de convencimento! Se fôssemos dar um nome a esse convencimento bem que poderíamos chamá-lo de alienação, "tolos sois vós!", diria o professor/torcedor. A força de persuasão é tamanha que consegue pulverizar tantas outras manifestações culturais! Por outro lado, a Escola Pública como uma instituição cujo principal objetivo é possibilitar o acesso do indivíduo à cultura em toda a sua plenitude vai perdendo, pouco a pouco, sua capacidade, desgastando-se nos seus princípios já que não consegue responder aos anseios postos pelos novos tempos! Hoje é mais importante discutir se Guga vai continuar jogando a bolinha amarela de um lado para o outro da quadra do que, por exemplo, estimular os jovens a se apropriar de outros conhecimentos que poderiam "desaliená-los"! A leitura é uma coisa chata, escrever é uma grande perda de tempo! Quem precisa disso se temos, eles dizem, à nossa disposição, os famosos control C + control V! Lavosier, químico do século XIX, dizia que "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", dizemos nós: "hoje, nada se cria tudo se copia, irônico, não? O sonho dourado das crianças e adolescentes não é estudar, a escola pública está agonizando e isso é muito bom para a iniciativa privada, que assume um espaço que vai sendo abandonado por aqueles que já não acreditam na capacidade desta ensinar e educar os sujeitos! Neste sentido, os desejos são direcionados para outros caminhos, bem mais rentáveis do que estudar. A meta agora é ser jogador de futebol, ter a "sorte" de ir jogar na Europa, mais precisamente na Itália, quiçá, Espanha; caso isso não seja possível, não tem problema, pode ser nos confins do cazaquistão, desde que ganhem uma merrecazinha a mais do que aqui nestas plagas! De outro modo, ser tenista é muito mais difícil, não é fácil se tornar um novo Guga e ganhar o torneio de Roland Garros! Tanto Guga quanto Ronaldo choram em cadeia nacional porque seus corpos já não agüentam mais os esforços que lhes foram cobrados, execessivamente, ao longo das suas curtas carreiras (ainda não fizeram 35 anos!) por um Esporte que alguns ainda acreditam que é saúde e um grande instrumento de educação!
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Usando de uma figura do boxe, há professores que já jogaram a toalha, entendem que a Escola Pública não serve e não ensina nada! Os estudantes que estão lá, eles dizem, não querem nada! São passivos e não conseguem aprender o mínimo necessário, portanto são os verdadeiros culpados do desastre que a escola pública se tornou; talvez, isso eles não dizem, pelo menos abertamente, sejam menos inteligentes que os estudantes da escola privada! Pensando friamente, vemos que tudo isso não passa de falácia! Desculpa para boi dormir, como diria a minha avó! Ora, vejo todos os dias esses mesmos professores que lecionam nas licenciaturas da vida fazendo discurso sobre o papel que a escola pública deve representar na vida dos estudantes e que é fundamental respeitar o conhecimento que o estudante traz! Geralmente os professores que estão nas privadas, são os mesmos que estão nas públicas, neste sentido, podemos então levantar duas hipóteses possíveis. A primeira, diz que o professor não é importante no processo de ensino/aprendizagem justamente porque uns aprendem e outros não, tendo os mesmos professores!? A segunda, bem mais perversa, afirma que o estudante da escola pública é menos inteligente, logo seriamente incompetentes e por isso não aprendem!
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Fugindo de um suposto maniqueísmo que pode ser levantado pelos defensores do mito de que vivemos em um "estado democrático de direito", existe algo que é bem visível, só não ver quem não quer, não é preciso ser um gênio para perceber a sutileza. A derrocada da escola pública além de solidificar a posição da privatização da educação em larga escala, ainda permite que aqueles que utilizam a velha e corroída Escola Pública sequer tenha o mínimo e o ruim do que ela ainda oferece! Não se está querendo dizer com isso que somos partidários do "ruim por ruim", é melhor que ela seja assim! Não é esse o X da questão! Ao abandonar a escola pública ao sabor do mercado, aqueles que supostamente a defendem no discurso, mas não querem que seus filhos passem, sequer pela porta, confirmam a tese de que o dinheiro deve ser determinante para que se tenha acesso à educação de qualidade, com isso concordam que ela deve ser uma mercadoria de alto luxo e só os bem-nascidos devem usufruí-la! Isso não seria um contra-senso? Os professores que entregaram as armas não estão dando um tiro no pé? O que seria da iniciativa privada se a escola gratuita fosse eficiente? Se a escola pública fosse interessante para onde iriam as escolas privadas? Não lutar para que o ensino público seja de qualidade não é propor, de forma subreptícia, a segregação? Se continuarmos nesta direção, não estaremos, logo, logo, só permitindo o acesso aos bens construídos pela humanidade apenas aos bem-nascidos? A Escola, nestas circunstâncias, será feita para os que estão no alto da pirâmide, àqueles que estão abaixo dela estará reservado o "inferno", apenas aprenderão o necessário para que possam atuar como bestas de carga; todos sabemos que o Estado Capitalista é parcial, excludente e segregador, o absurdo dessa questão é que nós continuamos a defendê-lo, por mera ignorância, como se não fosse histórico...

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